Veja como funciona o funil de vendas para delivery!
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Veja como funciona o funil de vendas para delivery!

Atualizado: 9 de set. de 2021

Para conquistar mais clientes, é muito importante que o restaurante crie um bom planejamento de marketing. Isso é impossível sem um funil de vendas específico para seu delivery, pois é ele quem vai guiar a estratégia de conversão. Se vender mais é um dos objetivos para seu serviço de entregas, cuidar das campanhas de marketing é um movimento certeiro!


Quer usar o funil de vendas em seu restaurante, mas não sabe por onde começar? Então, acompanhe este artigo, pois mostraremos informações valiosas sobre essa ferramenta.


O que é um funil de vendas?

Trata-se de uma descrição sobre a jornada dos possíveis clientes até que eles sejam conquistados e façam uma compra. A quantidade de pessoas começa maior, no topo do funil, reduz no estágio intermediário até que se afunila ainda mais para chegar ao fundo com os verdadeiros compradores, que concluem o processo.


Por que ele é importante?

Estabelecer um funil de vendas é importante para entender que seu restaurante precisa trabalhar o marketing para todos os estágios dele. Não é só porque o cliente ainda está conhecendo o restaurante e não vai fazer um pedido agora mesmo que ele não é valioso.


A estratégia e a abordagem com cada um dos estágios do funil é diferente, visando conduzir os possíveis clientes de forma natural ao fechamento da compra. Quando o cliente ainda está conhecendo o restaurante, não é uma boa ideia chamá-lo para fazer um pedido. Um pouco mais de informação, interação e trabalho permitirá que ele se convença a fazer um pedido sem se sentir pressionado.


Como aplicá-lo no delivery?

No delivery de comida, o funil de vendas é importante para definir qual é a estratégia para cada fase dos clientes em sua jornada. Os conteúdos entregues para cada estágio são diferentes. Há três divisões clássicas: topo, meio e fundo. Pensando em um restaurante que faz delivery, a divisão seria assim:

  • topo do funil: estágio inicial de atração dos clientes, quando eles ouvem falar de seu restaurante pela primeira vez;

  • meio do funil: estágio de consideração, quando os clientes começam a identificar que desejam fazer um pedido de comida parecida com a que seu restaurante oferece e passam a pensar que seu empreendimento pode ser uma boa opção para fazer um pedido;

  • fundo do funil: quando o cliente toma iniciativas para fazer o pedido.

Ao avaliar os estágios acima, fica bastante claro que o conteúdo e a abordagem são diferentes para cada um deles. Por exemplo:

  • para os clientes do topo do funil, é interessante investir em conteúdo informativo, curiosidades e informações sobre o tipo de produto vendido no restaurante, vantagens de contratar um delivery e outros itens gerais;

  • depois que o cliente chega ao meio do funil, é a hora de apresentar mais detalhes sobre o cardápio, sobre como escolher bons restaurantes, concursos culturais e outras informações que levem o cliente ao fortalecimento da decisão de compra;

  • já quem está para fechar a compra será abordado com ofertas mais diretas, como promoções, descontos, itens específicos do cardápio, frete grátis etc.

Ao estabelecer o funil de vendas, o restaurante reconhece que o processo de decisão dos clientes deve ser trabalhado de forma diferente em cada estágio. Com isso, aproveita todas as oportunidades de fazer um marketing de sucesso, conduzindo os consumidores para que concretizem o pedido.








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