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O pior NÃO pode acontecer!

Atualizado: 17 de Set de 2020

Sabemos que não conseguimos prever situações que estão fora do nosso controle e esse nem pode ser o nosso foco em momento de crise, mais está sobre o nosso controle nos prevenir de algumas possíveis situações.

Foco no que está no nosso controle!


Para o empreendedor raiz que não desiste por nada, o pior que pode acontecer é ele lutar ao lado da sua equipe para sobreviver, independente dos eventos que estão fora do seu controle, e em um sábado de retomada de movimento a internet sair do ar, a luz acabar ou algo do gênero. É a famosa sensação de "nadou, nadou e morreu na praia".


É ótimo quando a operação está ajustada, os processos estão sendo bem utilizados pela equipe, os produtos estão sendo produzidos com excelente qualidade, os clientes estão fazendo pedidos normalmente e o nível de satisfação do cliente está em alta, pois tudo está funcionando normalmente. Como o foco da sua operação tem que ser a satisfação do cliente, é importante manter isso funcionando 100%.


É muito comum o empresário se preocupar com o operacional da cozinha e achar que apenas um excesso de pedidos é que pode pará-lo, porém não é bem assim, existem várias ferramentas essenciais para o funcionamento do seu empreendimento e que precisa de mais que uma atenção, é preciso uma organização prévia. Ações importantes que estão no seu controle que devem estar em sua rotina diária para um Delivery Always-on (sempre ligado) - Checklist:


1- Você usa WhatsApp Business para atendimento ao cliente? Fique atento ao percentual de carga do celular, mesmo que você use o WhatsApp Web; Fique atento a memória do celular para não ter problemas no momento de enviar mensagens para suas listas de transmissão; Caso seu celular dê problema tenha o plano B (outro aparelho para substituir). 2- Você usa computador com sistema de pedidos instalado e impressora? Tenha tanto o computador quanto a impressora ligados ao no break, caso haja falta de luz, você consegue continuar atendendo até resolver a situação; Caso seu computador dê problema tenha o plano B (outro computador ou notebook para substituir); Caso sua impressora dê problema tenha o plano B (outra impressora para substituir), se não tem outra impressora, use papel para anotar os pedidos já gerados;

3- Você usa internet local? Plano B para o caso da internet local falhar (usar modem 3G, 4G, usar compartilhamento da internet via Smartphone); Ter uma placa de rede wi-fi disponível no computador ou notebook para o caso da internet via cabo falhar;

4- Você sabe a quem recorrer caso haja problemas? É importante ter sempre a mão o telefone de contato de quem pode te socorrer neste momento o mais rápido possível, para não parar a sua operação. Telefone do técnico de informática e eletricista visível aos olhos de todos que precisarem acioná-los. 5- Você tem papel e caneta na sua empresa? Parece uma pergunta tola, mas com o mundo das empresas funcionando de forma virtual e com todas as automações, papel e caneta tem sido ferramentas quase que inúteis. Comandas de papel para o caso de manter o atendimento enquanto há internet, porém não tem como imprimir;


Sabemos que este tipo de preocupação só ocorre quando O PIOR ACONTECE e por isso relatamos aqui alguns possíveis problemas, queremos te mostrar que não é só a grande empresa que deve se preocupar com contingência hoje em dia.


Toda operação de atendimento ao cliente pode passar por isso e é importante prevenir deixando uma rotina de procedimentos bem clara escrita em algum lugar comum aos LIDERES do seu estabelecimento.


Tenha o seu técnico de informática e eletricista como seu aliado e veja como ele pode te ajudar para ter um plano de contingência que mantenha o seu negócio sempre ligado, pois se isso acontecer em um sábado de grande movimento, é importante saber se mover rápido para deixar tudo funcionando e não deixar o cliente na mão.


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