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Entenda a importância do Omnichannel no delivery de alimentos!

Atualizado: 15 de Out de 2020

Quem trabalha com o setor de alimentação já percebeu que um serviço de entregas é um elemento essencial para se manter relevante no mercado. Além disso, hoje já se fala em uma nova fase de integração entre os ambientes on-line e off-line dos restaurantes, com a aplicação de omnichannel no delivery.


Essa nova abordagem aprimora a experiência do cliente e a eficiência do serviço. Quer entender o que é omnichannel e como ele se aplica ao delivery? Leia este artigo até o fim para descobrir mais sobre o assunto!


O que quer dizer omnichannel?


Omnichannel quer dizer “todos os canais”. Essa abordagem parte do pressuposto de que, para o consumidor, a experiência de compra deve ser fluida, com total integração entre os ambientes on-line e off-line e seus múltiplos canais.

Depois de uma era de venda em lojas físicas, da expansão do comércio virtual e do crescimento do delivery, o omnichannel é o próximo passo. Isso significa oferecer uma experiência de interação com o restaurante que vai muito além de um canal.

Na prática, um bom exemplo seria: o cliente faz o pedido no aplicativo, mas faz a retirada no restaurante, ou pede por telefone e acompanha a entrega pelo aplicativo de delivery. Não existe separação entre os canais e o restaurante é responsável por coordenar os diferentes locais de interação.


Quais as vantagens de adotar o omnichannel no delivery?


Adotar o omnichannel no delivery traz muitos desafios, que podem ser solucionados com plataformas especializadas. Os benefícios, no entanto, superam em muito as adaptações operacionais, podendo-se destacar:

fidelização de clientes;aprimoramento da coleta de dados, tendências e preferências dos consumidores;possibilidade de customizar iniciativas de promoção de acordo com as preferências dos clientes;redução de custos pela gestão focada em uso da tecnologia;aumento do faturamento;maior alcance e diversificação de público.


Como implementar o omnichannel no delivery?


O primeiro passo para pensar a integração de canais de venda e entregas é adotar uma ferramenta de gestão que auxilie no processo, pois a integração dos canais facilita a execução dos serviços.

Para que a estratégia omnichannel no delivery seja bem-sucedida, é importante identificar as necessidades e o comportamento do consumidor, pois devem guiar as formas como a integração será feita. Identificadas as oportunidades a partir dos interesses do público, pode-se partir para a implementação de algumas estratégias, como:


permitir compra no aplicativo para retirada na loja e compra na loja para delivery;oferecer vantagens e benefícios para os clientes com cadastro completo para permitir o levantamento das informações e preferências de compra;contar com um ranking de mais vendidos no aplicativo, apresentando as opções também no restaurante;incluir as diversas possibilidades de compra, entrega e retirada nos materiais de comunicação com clientes e redes sociais;implementar um serviço de atendimento aos clientes que identifique e responda demandas, reclamações e dúvidas em todos os locais físicos e virtuais em que o restaurante aparece, incluindo redes sociais, aplicativos de avaliação e mapas geográficos


A adoção de estratégias visando à integração dos ambientes on-line e off-line dos restaurantes é um grande diferencial competitivo. Adotar o omnichannel no delivery é uma forma de usar a tecnologia para oferecer um serviço de excelência e melhorar a experiência do cliente.


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