• AL Soluções

E-Commerce: esqueça tudo que sabe sobre venda de produtos.

Atualizado: Jan 14

Você deve lembrar daquela imagem de um vendedor atrás de um balcão aguardando o cliente entrar pela porta da loja para pedir um produto da prateleira e assim efetuar uma venda quase que no automático. Você também deve ter percebido que muitos hábitos nossos mudaram nos últimos 20 anos.


O CLIENTE ESTÁ NO CENTRO DE TUDO, ELE QUER SER ATENDIDO AONDE ELE ESTIVER.


O modelo OMNICHANNEL, que visa atender o cliente aonde ele estiver com mesmos preços e condições de pagamento em todos os canais de venda, existe desde 2003 e foi implementado no Brasil pelo Shark, João Appolinário, CEO e fundador da multinacional brasileira Polishop. Para ele o cliente está no centro de tudo e ele precisa comprar uma experiência e não um produto. Produto todos vendem.


COMO DEIXAR DE VENDER PRODUTOS PARA VENDER EXPERIÊNCIA NO E-COMMERCE DE SUPERMERCADO?


Muitos supermercadistas estão acostumados a trabalhar do mesmo jeito há muitos anos e agora novas profissões estão sendo geradas a partir deste novo hábito de consumo que nos permite pedir a lista de compras no conforto do nosso lar através de um e-commerce de supermercado, sem deixar de dar atenção aos filhos e ganhando tempo para estudar ou trabalhar home office sem ter que separar tempo para ir ao mercado fazer compras, separar produtos no carrinho, passar no caixa, ensacar e ainda voltar pra casa para retomar as tarefas deixadas de lado e guardar as compras feitas na rua.


Como seria sua reação ao receber 300 gramas de tomate e outros 30 itens que foram separados e entregues sem nenhuma avaria e em uma caixa bem arrumada que foi preparada com muito carinho e atenção? Com certeza ficaria muito feliz ao ponto de compartilhar o episódio com alguém da família ou uma pessoa muito próxima de você, não é?

Atender bem é fazer mais que o esperado, é surpreender o cliente e isso todos os empreendedores podem treinar seus colaboradores para executar diariamente. Vamos empreender online fazendo o que ninguém faz? Quem chega no rio primeiro, bebe água limpa!


Fonte: Fábio Almeida (AL Soluções)