• AL Soluções

Chatbot Messenger: saiba o que o seu restaurante ganha ao usá-lo!

Atualizado: Set 10

O autoatendimento não é nenhuma novidade em nossas vidas. Estamos acostumados a usar caixas eletrônicos, passar o cartão para pagar o ônibus e até mesmo uma pulseira para comprovar o pagamento de ingresso. Mas você sabia que é possível conversar com robôs virtuais e que seu restaurante pode usar o chatbot do Messenger no Facebook para coletar pedidos de clientes?


A tecnologia evoluiu e seu estabelecimento precisa acompanhá-la. Para aprender a utilizar a automação a favor da agilidade e multiplicidade de canais para entregas, acompanhe este artigo. Vamos ensinar melhor como funcionam os robôs para mensagens!



O que é um chatbot no Messenger?


O Facebook Messenger é uma ferramenta de mensagens inserida dentro da rede social. No entanto, também funciona por meio de um aplicativo próprio, sendo uma maneira prática de estabelecer a comunicação entre empresas e seu público. Um chatbot é um sistema inteligente que pode ser integrado ao Messenger a fim de que o usuário faça solicitações e seja atendido por respostas automáticas.


Quais as vantagens de adotá-lo?


A maioria das pessoas quer interagir com as marcas. Por mais que as informações estejam nos sites, é comum que os consumidores busquem primeiramente o perfil nas redes sociais. Por consequência, o chat do Facebook é um canal de contato que não pode ser negligenciado.


Ao adotar o uso de chatbot no Messenger, garante-se respostas às questões mais frequentes dos clientes. Além disso, permite a realização de pedidos, acesso a promoções e conteúdos exclusivos para quem já está interessado no restaurante.


A automação permite que as respostas sejam simultâneas, seguindo a demanda por suporte em qualquer dia e horário. Assim, o consumidor não precisa esperar que algum funcionário esteja disponível para atendê-lo em questões básicas. Com isso, a satisfação com os serviços aumenta e seu estabelecimento volta a ser procurado em razão da praticidade e rapidez no atendimento.


Como usar o chatbot para pedidos de delivery?


Quem quer usar chatbot no Messenger para delivery precisa configurar o sistema. Para entender as diversas possibilidades de respostas, interações e recursos da ferramenta, é interessante consultar o guia para criar chatbots desenvolvido pelo Facebook. Pode-se criar respostas para comandos específicos, ofertar links, imagens e informar sobre o horário de atendimento, entre outras funcionalidades muito interessantes.


Outra opção para tornar o uso de chatbot no Messenger ainda mais eficaz é integrar as respostas ao sistema de pedidos do restaurante. No Delivery App, isso é feito de maneira simples e rápida, centralizando os pedidos para que nenhum cliente fique sem atendimento.


Ter uma presença na internet exige interação constante com o público pelas redes sociais. O uso de chatbot no Messenger ajuda a oferecer agilidade nas respostas ao público ao mesmo tempo que permite a realização de pedidos por meio de mensagens. Adotar ferramentas que concentram as ações e pedidos de diversos locais em apenas um será fundamental para manter tudo organizado e garantir o sucesso nas operações do delivery.


Fonte: Delivery App